segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Projeto SENAR

Queridos leitores,

Esta semana falaremos um pouco sobre o SENAR. Trata-se de um Projeto desenvolvido em Minas Gerais para gerar empregos e renda para a comunidade da região. E você pode conhecer os sabonetes artesanais produzidos por esses grupos através da Naturum Orgânicos, na Amarílis.


Por Grabriela Alves

"Cada vez mais envolvido com os grupos sociais, o setor das artes aponta soluções para melhorar os indicadores da educação, impulsionar a percepção e proteção do patrimônio através do turismo cultural, além de criar empregos e gerar renda.

Contudo, o desenvolvimento cultural depende da capacidade de atrair investimentos e fomentar parcerias público-privadas, apresentando aos investidores um retorno que, geralmente não pode ser calculado em cifras e sim em cidadania, pacificação e participação mais ativa da comunidade na esfera política, alavancando a democracia.
A Economia Criativa possui, em primeiro lugar, a premissa da transversalidade, uma vez que está atravessada por interesses econômicos, sociais, simbólicos e de proteção à propriedade intelectual.

Outra premissa da Economia Criativa é a internacionalidade. A proposta de funcionar como nódulo articulador de fomento e fluxos de bens simbólicos entre diferentes locais expõe a necessidade de pensar “global” dessa tendência.

A inclusão multidimensional compõe a terceira premissa. A capacidade de gerar empregos e renda, de alterar os modos de trabalhar são alguns dos exemplos de impactos nos mais variados setores. O turismo figura como um dos principais setores em que se pode observar transformações, afinal, não pode haver visitação sem desenvolvimento da noção de preservação, cuidados com a paisagem, com as comunidades locais, com o patrimônio.

Por fim, a inovação encerra o quadro de premissas, com novas formas de financiamento, de formulação de políticas e interação com esferas para além do econômico.

A Naturum Orgânicos consultoria artesanal, com uma linha de sabonetes medicinais e cursos de materiais reciclados com fibras naturais como café, cana de açúcar e fibra de bananeira procura reunir aspectos do imaginário das diversas regiões, sejam estes ligados à questão étnica, folclórica ou às marcas da cultura econômica de cada localidade etc. Enfim, traços que possam ressaltar a auto-identificação social e cultural do grupo, dando as comunidades meios de encontrarem o seu diferencial através da economia criativa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós, da Amarílis ficamos felizes em contar com a sua participação ! Volte sempre !