sábado, 9 de julho de 2011

Como escolher entre Xampus com sal e sem sal ?




Muitas coisas têm sido ditas na internet a respeito deste assunto.
Algumas possuem cunho científico, outras são mera especulação de leigos sobre o assunto, mas a verdade é que somos levados a acreditar que os xampus com sal danificam ou desidratam o cabelo e, portanto são menos indicados para cabelos que sofrem tratamentos químicos.
Isto é veiculado extensivamente pela mídia e acaba chegando também a profissionais da área.
Estudos têm demonstrado que isto não é essencialmente a verdade e que vários fatores influem na hidratação e recuperação do cabelo.
O sal considerado o vilão da estória, é utilizado apenas como espessante da formulação e nas concentrações utilizadas não altera o estado do cabelo após o tratamento, ele sozinho não tem poder de danificar o fio de cabelo, pois nem consegue atravessar a cutícula que é a camada protetora do fio.
Agora temos de dizer que nas formulações sem sal geralmente são utilizados outros agentes espessantes que podem agregar outras funções como reter liquidos ou sobreengordurantes (repõem a camada lipídica perdida na lavagem) , isto sim pode fazer a diferença.
Exemplificando fatores que interferem nas características desejáveis do cabelo:
A adição de ceramidas, proteínas e umectantes podem levar realmente a um resultado melhor em questões como brilho, maciez, penteabilidade e integridade do fio.
O Ph também é muito importante, ele é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância.
Ph ácido : 0 até 7
Ph neutro : 7
Ph alcalino: 7 a 14
A cutícula, camada protetora do cabelo permanece fechada na faixa de Ph entre 4 e 6 portanto, num Ph ligeiramente ácido.
Então xampus que se aproximem deste Ph mantém a cutícula selada e dão brilho ao cabelo.
Vale lembrar que todos os processos químicos que envolvem a abertura da cutícula, ocorrem em Phs acima de 9 ( alisamentos, coloração, permanente, relaxamento e outros), nestes casos uma vez aberta a cutícula, os componentes migram até o córtex que é seu sítio de ação.
Existe também uma diferença entre os xampus utilizados após a química e os que utilizamos em casa.
O Ph dos produtos utilizados em salões estão em torno de 4 para neutralizar os efeitos da química e os que usamos em casa ,em torno de 6 para favorecer o selamento da cutícula.
Veja um desenho da estrutura de um fio de cabelo para entender melhor:






Estrutura dos Fios


A haste do fio de cabelo ( parte visível do cabelo) é constituída por células mortas queratinizadas dispostas em três camadas:

Cutícula– A camada externa do fio. Origina-se no folículo piloso como uma camada celular única, que se torna inclinada e passa por um estagio de completa queratinização. Sobrepondo-se uma sobre a outra, estas células queratinizadas dão origem a uma estrutura semelhante a um telhado, conferindo a cutícula uma característica de multicamadas. A cutícula forma a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Sua deterioração é causada pela ação mecânica (escovar, pentear, secar), por meio químico (xampus, tinturas, permanentes e descoloração) e por agentes externos (água do mar e de piscinas, vento, sol e principalmente, os raios ultravioletas do sol)

Córtex– A parte mais volumosa compõe cerca de 70% da massa do fio de cabelo. É formada por estruturas fibrilares denominadas microfibras e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos.


Medula - O componente localizado na parte central, inexiste em alguns fios.



Deste modo aprenda a escolher seu Xampu:

1) O Ph de da formulação deve estar entre 5 e 6,5. Os mais próximos de 5 são melhores para o fio de cabelo, mas ardem nos olhos, portanto cuidado!

2) Aditivos como proteínas , ceramidas, queratina, extratos vegetais, e substâncias umectantes tais como derivados da lanolina são desejáveis, e uma indicação de um produto melhor mas numa concentração acima de 1% , coisa que o fabricante jamais irá lhe dizer( a fórmula quantitativa é protegida por lei), por isto é necessário testar no seu cabelo e ver o desempenho.

3) Relação custo x beneficio. Produtos que contém sal (cloreto de sódio) são mais baratos, se optar por um destes procure agregar ativos do item anterior.



Bem espero ter dado a vocês mais base para decidirem numa hora de compra , afinal são tantas marcas e preços no mercado...
Nada é infalível, como você viu o item 2 é o mais problemático, pois se o fabricante colocar o ativo numa concentração inferior , você vai pagar mais caro por isto, sem ver grandes melhorias no seu cabelo.
De qualquer forma o objetivo é desmistificar a figura do sal e verificar a formulação
como um todo.


Para um aprofundamento no assunto recomendo um artigo do Google acadêmico:

Cloreto de sódio: análise de sua função na formulação de xampus para a manutenção de cabelos quimicamente tratados. Caleffi,R: Heidemann,T.R; Moser, D.k

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós, da Amarílis ficamos felizes em contar com a sua participação ! Volte sempre !